A demanda por soluções computacionais para problemas complexos de engenharia tem se expandido fortemente nos últimos anos. Novas tecnologias têm sido desenvolvidas a partir da evolução da computação de alto desempenho e ubiquidade de recursos computacionais. Neste cenário, uma formação sólida em computação é cada vez mais fundamental para o engenheiro moderno.

A Engenharia e Ciência Computacional (CSE) é um conjunto de conhecimentos, métodos e técnicas que envolvem o uso de recursos computacionais avançados para analisar problemas de relevância em engenharia, ciência e sociedade. A CSE permite o estudo de sistemas complexos e fenômenos naturais que seriam muito custosos, ou mesmo impossíveis por experimentação direta.

Nos últimos anos, a CSE tem se tornado cada vez mais importante para a pesquisa básica e aplicada, na academia e na indústria, para novas descobertas, otimização de recursos, apoio a decisão e a formação de recursos humanos especializados. Apoiada por resultados teóricos e experimentais, a CSE utiliza artefatos computacionais para responder questões que nem a teoria e nem a experimentação podem resolver isoladamente. A CSE desenvolve algoritmos e sistemas de software específicos para engenheiros e cientistas que permeiam diferentes disciplinas e múltiplas escalas. No centro da revolução digital, a CSE é impulsionada pelos avanços recentes da computação de alto desempenho e pelo aumento exponencial da disponibilidade de dados e tem se firmado como uma forma de geração de novos conhecimentos e produção de inovação em todas as áreas de engenharia, ciência, tecnologia e sociedade.

 

Perfil dos Candidatos

Os candidatos deverão ter título de graduação em ciências exatas (engenharia ou áreas afins).

Topo