O projeto "Jogos Sérios para o Aprendizado do Atendimento à Síndrome Coronariana Aguda", proposto pelo Prof. Geraldo Xexéo, da Linha de Engenharia de Dados e Computação e coordenador do LUDES (clique aqui), foi um dos selecionados no EDITAL Nº 001 Programa Projetos Especiais da UFRJ, de 17 de junho de 2024. 

Esse projeto tem como objetivo a construção de jogos sérios/simuladores para treinamento de profissionais médicos no diagnóstico da Síndrome Coronariana Aguda (SCA) e classificação dentre os subtipos, além do treinamento na decisão clínica terapêutica e reabilitação do paciente com a finalidade de reduzir a morbimortalidade pela SCA. 

O uso de jogos sérios/simuladores tem se mostrado efetivo na compreensão e aprendizado dos algoritmos que norteiam o atendimento em várias áreas.

O Programa Projetos Especiais da UFRJ consiste no apoio a iniciativas institucionais capazes de promover interações interdisciplinares entre as diversas áreas acadêmicas da universidade. Essas iniciativas devem privilegiar abordagens interdisciplinares, equipes multidisciplinares e ações em rede, de modo que ao final possam gerar contribuições relevantes para o avanço do conhecimento em seus campos de atuação.

Esse projeto é uma colaboração com as professoras Glaucia Maria Morais de Oliveira e Thais Rocha Salim, e o professor Paolo Blanco Villela da Medicina e Ana Maria Tavares Cavalcanti da EBA.

O projeto deve apoiar 3 alunos de mestrado e 3 de graduação durante um ano, divididos dois por cada área (Computação, Artes e Medicina/Cardiologia). 

No Edital foram aceitos 20 projetos de R$100.000,00 por um ano.

O LUDES tem publicado artigos, recebendo diferentes prêmios e verbas nos últimos tempos, frutos de um trabalho consistente em torno do tema Jogos para Educação. Várias colaborações foram estabelecidas trazendo resultado em áreas com Farmácia, Biologia, Educação Sexual, Artes, e Medicina.

 

Publicado em 10/12/2024.

 

Topo