O Prof. Luiz Arthur S. Faria (PESC) estará como painelista no EGAPES 2024 (Encontro de Gestores,  Articuladores e Pesquisadores em Economia Solidária), como um dos representantes da rede de jovens pesquisadores Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais (OBM).

O encontro será realizado em Maricá, sendo promovido pelo Banco Mumbuca - organização da sociedade civil que participa da Rede Brasileira de Bancos Comunitários e Municipais. A Rede acumula em torno de 180 experiências de bancos comunitarios desde o pioneiro Bancos Palmas (criado em Fortaleza, 1998). Tais experiências incluem "moedas sociais", que vêm passando por um forte processo de digitalização na última década. 

A participação do professor do PESC será focada no processo de digitalização das moedas sociais no Estado do Rio de Janeiro. É o caso da moeda Mumbuca, que circula em Maricá, em paridade com o Real, e que iniciou sua circulação já em meios digitais. O professor abordará potencialidades e diferenças das materialidades digitais da moeda Mumbuca, bem como de outras experiências do estado, como as das cidades de Niterói, Itaboraí, Cabo Frio, Iguaba Grande e Saquarema.

 

Publicado em 07/11/2024.

 

 

Topo