Autores

2398
Sílvia Lúcia de Oliveira Cavalcante
1044,1043
2399
Guilherme de La Penha
(Orientador)
1044,1043

Informações:

Publicações do PESC

Título
As Equações de Lagrange para Sistemas Dinâmicos Clássicos sob Ponto de Vista da Moderna Geometria Diferencial
Linha de pesquisa
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
23/9/1974
Resumo

O objetivo é apresentar, de uma forma didática, algumas das relações existentes entre a Mecânica clássica e os métodos recentes da Geometria Diferencial.

A utilização de conceitos modernos, tais como, a definição universal de produto tensorial de espaços vetoriais, evita o abuso de notação usual nos desenvolvimentos clássicos.

As equações diferenciais, que descrevem o movimento de partículas em IR3, são obtidas das leis de Newton nesse espaço. Entretanto, tais leis podem ser formuladas em qualquer espaço de configurações M, desde que em M possa-se falar em diferenciabilidade de aplicações, isto é, desde que M seja uma variedade diferenciável. O desenvolvimento da teoria em uma variedade torna-a intrínseca e independente de especiais sistemas de coordenadas, dando clareza, tanto física quanto matemática, aos conceitos envolvidos.

Nos primeiros capítulos são introduzidos, inicialmente, os conceitos de fribrado tangente e cotangente ao IRn e, posteriormente, constrói-se formalmente os fibrados tangente e cotangente a uma variedade diferenciável M.

Nos dois últimos capítulos, deduz-se as equações de Lagrange para um sistema finito de partículas uma forma que independe das coordenadas. Definindo o lagrangeano L como uma função real definida no fibrado tangente descreve-se, finalmente, a transformação de Legendre relativa a uma aplicação do fibrado tangente no cotangente sob forma intrínseca.

 

Abstract
Topo