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Wagner Nascimento Silva
2385,10
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Publicações do PESC

Título
PLATIX – Uma Ferramenta para Apoiar a Elaboração e Gestão do PDTI
Linha de pesquisa
Engenharia de Dados e Conhecimento
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
27/6/2012
Resumo
A Tecnologia da Informação está presente nas organizações como um importante recurso em seu planejamento estratégico, em instituições em que a TI é sua atividade-meio u fim. A diferença é que, nas organizações em que a TI é atividade-meio, ela é uma erramenta para atingir os objetivos estratégicos e, em organizações nas quais a TI é tividade-fim, ela é uma ferramenta e produto. O Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) representa um instrumento indispensável para a gestão de TI, por meio ele, a organização pode fornecer uma visão completa do seu atual ambiente de Tecnologia a Informação (as is), o desejável (to be) alinhado ao planejamento estratégico da rganização e o que fazer para alcançar o que se deseja. O governo brasileiro editou a instrução Normativa 04/2008, que torna obrigatória a elaboração de um Plano Diretor de TI (PDTI) nos órgãos públicos federais que desejam contratar bens e serviços de TI. Fagundes (2011), em sua dissertação, descreve que, apesar da IN 04/2008 determinar a obrigatoriedade da criação do PDTI por parte dos órgãos integrantes do SISP (Sistema de administração de Recursos de Informação e Informática), essa instrução não prevê uma metodologia para sua elaboração, o que o levou a propor um modelo de criação de PDTI genérico, ágil e simples. Mas o PDTI não acaba após a sua elaboração, é necessário manter o acompanhamento e gestão sobre ele. Assim, o objetivo desta dissertação é propor um modelo de gestão do PDTI baseado em métricas e indicadores complementares ao modelo e elaboração do PDTI proposto por (Fagundes, 2011) e construir uma ferramenta que implemente os modelos de elaboração e gestão do PDTI, buscando auxiliar as instituições estes dois processos.
Abstract
The Information Technology is present in organizations where IT is the middle or end activity as an important resource in its strategic planning. The difference is that in rganizations where IT is widdle-activity, it is a tool to achieve strategic objectives and in rganizations where IT is a end activity, it is a tool and a product. The Information echnology Strategic Plan (ITSP) represents an indispensable tool for IT management, through it, the organization can provide a complete picture of its current environment of nformation Technology (as is), the desirable aligned to the strategic planning of the rganization and what to do to achieve what it wants (to be). The Brazilian government ssued the Normative Instruction 04/2008, which obliges the preparation of an Information echnology Strategic Plan (ITSP) in federal agencies that want to contract goods and IT services. Fagundes (2011), in his dissertation, describes that although IN 04/2008 etermines the creation of ITSP by members of SISP, it does not provide a methodology or its preparation, which led him to propose a generic, fast and simple model to create the TSP. However ITSP does not end after its production, it is necessary to maintain the onitoring and management over it. The objective of this dissertation is to propose a management model based on ITSP metrics and indicators complementary to the evelopment model of ITSP proposed by (Fagundes, 2011) and build a tool that implements the models of development and management of ITSP, seeking to helpinstitutions in these two processes.
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