B-Convert: Projeção de Faces Triangulares Baseada no Algoritmo de Rraçado de Retas de Bresenham
Autores
5298 |
Luciano Lauand Viana de Paula
|
2393,347
|
5299 |
2393,347
|
Informações:
Publicações do PESC
Título
B-Convert: Projeção de Faces Triangulares Baseada no Algoritmo de Rraçado de Retas de Bresenham
Linha de pesquisa
Computação Gráfica
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
4/9/2012
Resumo
Apresentamos uma proposta para o scan convert de faces triangulares usando apenas pixels dentre as arestas da face projetada. Nosso algoritmo calcula os pontos das arestas, pelo algoritmo de Bresenham para traçado de retas, posteriormente interpolando os pontos internos da face. Ao contrário do processo de scan convert tradicional, nossa abordagem não precisa testar a interseção de raios do bounding box de cada face contra o plano definido pelos vertices da face triangular. Uma representação mais próxima dos pixels da face é usada ao invés do bounding box. Pesquisa-se também as condições necessárias para haver ganho de desempenho bem como atuais limitações.
Abstract
We present a new approach to scan convert triangular faces using only pixels between the edges of the projected face itself. Our algorithm calculates edge points through Bresenham's line drawing algorithm, interpolating points within the face. As opposed to traditional scan convert process, our approach does not need to test the intersection between rays from each face's bounding box against the plane defined by the vertices of the triangular face. A better match to the actual face's pixels is used instead of the bounding box. We also research conditions to achieve performance speed up as well as current limitations.
Arquivo