WE4FIT: Promovendo Mudanças Comportamentais Através de Gamificação e Persuasão
Autores
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Carla Viana Pereira
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Informações:
Publicações do PESC
Essa dissertação é o resultado de uma pesquisa que começou com o estudo das mudanças provocadas pela tecnologia da informação no campo da medicina ao longo dos últimos anos. Esse estudo convergiu para uma investigação sobre como a tecnologia pode oferecer ferramentas para ajudar na promoção de hábitos alimentares saudáveis, que são um dos pilares para se atingir uma vida com mais qualidade. Promover mudanças comportamentais não é uma tarefa simples, porém a tecnologia da informação pode ser uma aliada importante nesse processo. Este trabalho apresenta o We4Fit, um aplicativo desenvolvido, utilizando abordagens de persuasão e estratégias de gamificação, que busca alcançar a modificação de comportamentos relacionados à alimentação das pessoas. Por fim, esta dissertação apresenta uma prova de conceito para validar as suposições propostas pela pesquisa.
This work is the result of a research that began with the study of the changes caused by information technology in healthcare over the last years. This study converged into an investigation about how technology can support features to foster promoting healthy eating habits, which are one of the pillars to achieve a life with more quality. Promoting behavior change is not an easy task, however the use of information technology and communication has been demonstrated as an important support on this process. This work presents We4Fit, an app intended to further behavior change related to eating habits. Finally, a proof of concept is held to validate the assumptions proposed by the research.