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Título
Análise de Conceitos Táticos do Futebol por Meio de Simulação Computacional
Linha de pesquisa
Inteligência Artificial
Tipo de publicação
Tese de Doutorado
Número de registro
Data da defesa
14/9/2015
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar conceitos táticos do futebol por meio de simulação computacional, os conceitos da Teoria do Futebol verificados foram Modelo Dualista e Modelo de Quatro Momentos. Fez parte intrínseca do objetivo propor um conjunto de métodos capazes de verificar a validade do modelo matemático-computacional do simulador. Além disso, foi apresentado estudo demonstrando a influência de outras componentes de rendimento sobre a dimensão tática, que não pode ser isolada em humanos, o que justifica o uso de simulação computacional. O simulador adotado foi o Soccer Server da categoria Simulation 2D de futebol de robôs da RoboCup. O modelo implementado no simulador mostrou-se promissor para simular partidas de futebol uma vez que obteve resultados próximos aos esperados em partidas de futebol. Para realizar simulações foi necessário implementar uma equipe, composta por agentes virtuais, capaz de jogar contra outras equipes no Soccer Server. A equipe desenvolvida foi nomeada iBots e usou como base de desenvolvimento o time-base Agent2D versão 3.1.1. Foram propostas alterações no Modelo de Quatro Momentos e, como resultado, surgiu o conceito original de Modelo de Quatro Estados, principal contribuição desta tese. Os algoritmos propostos neste trabalho foram testados e validados por meio de especialistas do futebol. Os resultados dos testes em simulação permitiram comparar os modelos objetos de estudo desta tese e concluir que taticamente é mais adequado tratar o futebol como a interação de quatro estados, proposta do Modelo de Quatro Estados, do que de apenas dois estados, que é a proposta do Modelo Dualista.
Abstract
This work proposes to analyze tactical soccer concepts through computer simulation, the Soccer Theory concepts analyzed were the Dualist Model and the Model of Four Moments. It is intrinsic to the objective propose a set of methods to verify the validity of the mathematical-computer model of the simulator. Additionally, was presented a study showing that other dimensions of performance change the tactical dimension, that can not be isolated in humans, justifying the use of computer simulation. The simulator used in this work was the RoboCup Soccer Server Simulation 2D, which is used to simulate robot soccer. The model implemented in the simulator showed promising to simulate human soccer matches because results are similar to soccer matches. For the simulations was necessary to develop a team of virtual agents able to play in the Soccer Server. A team was developed in this work with the Agent2D version 3.1.1 and was named iBots. Changes were proposed in Four Moments Model and it originated the concept of Four States Model, the main contribution of this thesis. The algorithms proposed in this work have been verified and validated by soccer experts. Test results allow to compare the objects of study of this thesis and conclude that tactically it is more appropriate to consider soccer as the interaction of four states, that is the proposal of the Four States Model, of which only two states, that is the proposal of Dualist Model.
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