Autores

6026
2765,1840
6027
2765,1840

Informações:

Publicações do PESC

Título
Inbetweening para Animações 2D Usando Linhas-Guias
Linha de pesquisa
Computação Gráfica
Tipo de publicação
Tese de Doutorado
Número de registro
Data da defesa
28/6/2016
Resumo

Em animação 2D tradicional diversos quadros intermediários são desenhados entre dois quadros-chaves, processo conhecido como inbetweening. Esse processo pode ser bastante demorado e tedioso para o animador. Neste trabalho, nós apresentamos um método semi-automático de inbetweening que é fortemente acoplado com a linha de produção de animações. Nós aproveitamos o fato de que tipicamente os artistas iniciam um desenho com um esboço para pré-visualizar a ilustração, e usamos esse esboço como linhas-guias para melhorar a inferência de correspondências. O método é baseado num algoritmo de inferência de correspondências em dois níveis, em que o primeiro nível encontra correspondências entre as linhas-guias, e o segundo entre a arte-final. Essa separação também ajuda o artista usando linhas-guias transformadas e desenhos de quadros anteriores para guiar a criação de novos quadros, funcionando como uma mesa de luz digital. Mostramos que o nosso método é robusto com uma variedade de exemplos, incluindo sequências de livros de animação e animadores profissionais.

Abstract

In traditional 2D animation several intermediate frames are drawn between two consecutive key frames. This process can be very time-consuming and tedious for the animator. In this work we present a semi-automatic inbetweening method that is tightly coupled with the animation production pipeline. We exploit the fact that artists typically start with an outline of the drawing to help previewing the illustration, and use these early sketches as guidelines to improve the correspondence inference. The method is based on a two-level matching algorithm: the first level nds correspondences between the outlines, and the second level between the final art. This separation further aids the artist by using transformed outlines and drawings from preceding frames to guide the creation of new ones, acting as a digital light table. We show the robustness of our method with a variety of animation examples, including sequences from animation books and professional animators.

Arquivo
Topo