Avaliação Educacional no ENEM: Um Estudo sobre Qualidade e Equidade
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Publicações do PESC
Os objetivos centrais desta tese são analisar a importância escolar no desempenho dos alunos e apresentar um debate sobre equidade, propondo um estudo sobre o ENEM. Este exame é relevante, pois é uma das formas de mobilidade social em um país tão desigual como o Brasil, além de ser pouco explorado na literatura de avaliação educacional. As principais contribuições são: o cálculo do impacto escolar no ENEM para escolas públicas e privadas; a comparação entre os perfis de alunos de desempenho alto e baixo e a análise sobre equidade, tendo em vista as variáveis de sexo e raça. Utilizam-se modelos multiníveis para o cálculo da importância escolar com base em indicadores educacionais. O resultado é de uma contribuição escolar, denominado efeito escola, de 9% para escolas públicas e 13% para privadas. Usam-se, também, modelos de regressão quantílica para a comparação entre alunos de desempenho alto e baixo, motivando um estudo sobre desigualdade e equidade, que resultou em uma análise do impacto intramunicipal para as variáveis sexo e raça feita através de modelos multiníveis com coeficientes aleatórios. Os resultados indicam que, em muitos casos, obter qualidade implica em queda na equidade, o que mostra a necessidade de se repensar questões envolvendo políticas públicas educacionais. Por fim, vide questões atuais relacionadas a pandemia, uma reflexão sobre possíveis consequências do Coronavírus na educação é feita, discutindo o quanto a ausência de aulas presenciais poderá interferir no desempenho de alunos de baixa renda de escolas públicas em todo o Brasil no ENEM.
The main objectives of this thesis are to analyze the importance of school in student performance and present a debate on equity, proposing a study on the National High School Exam, the ENEM. This exam is particularly relevant, because it is one of the forms of social mobility in an unequal country as Brazil. Besides, it is less explored in the educational assessment literature. The main contributions are: the calculation of school importance in ENEM for public and private schools; the comparison between the profiles of high- and low-performing students; analysis on equity, considering the variables of sex and race. Multilevel models were used to calculate school importance based on educational indicators. The result is a school contribution, called the school effect, of 9% for public schools and 13% for private ones. Quantile regression models were used to compare high- and low-students, thus motivating a study on inequality and equity, which resulted in an analysis of the intramunicipal impact for the gender and race variables, carried out using multilevel models with random coefficients. The results indicate that, in many cases, obtaining quality implies a decrease in equity, which indicates the need to rethink issues involving educational public policies. Finally, considering actual issues about the pandemic, a reflection on possible consequences of the Coronavirus in education is done, discussing how the absence of in-person classes may interfere the ENEM’s performance of low-income students in public schools throughout Brazil.