Autores

7451
3234,10,3061
7452
3234,10,3061
7453
3234,10,3061

Informações:

Publicações do PESC

Título
Uma Aplicação para Gestão de Informações Aplicadas à Orientação Profissional de Estudantes Brasileiros do Ensino Médio
Linha de pesquisa
Engenharia de Dados e Conhecimento
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
4/6/2024
Resumo

A implementação do Novo Ensino Médio antecipou a necessidade de decisões sobre carreira, como a escolha dos itinerários formativos. As recentes mudanças no mercado de trabalho impõem aos jovens a necessidade de tomarem decisões sobre carreira de maneira diferente de seus pais, mas os modelos de orientação profissional existentes podem não acompanhar essas mudanças. Vieses na escolha de carreira podem resultar de uma orientação profissional ineficaz ou inexistente, levando a uma escolha por falta de orientação ao invés de uma escolha consciente. Com base na premissa de que os próprios estudantes devem ser responsáveis pelas decisões que moldarão seus futuros, esta pesquisa tem como objetivo propor um artefato tecnológico que forneça informações precisas e atualizadas sobre oportunidades de carreira para estudantes brasileiros do ensino médio. Utilizando a metodologia Design Science Research, o processo de concepção, desenvolvimento e avaliação do artefato é apresentado. Os resultados da avaliação indicam que a aplicação desenvolvida atingiu os objetivos propostos, fornecendo informações sobre oportunidades de carreira e mostrando-se adequada ao contexto brasileiro, com foco no ensino médio e projeções sobre o futuro do trabalho.

Abstract

The implementation of the New High School has brought forward the need for career decisions, such as the choice of formative itineraries. Recent changes in the labor market require young people to make career decisions differently from their parents, but existing career guidance models may not keep pace with these changes. Biases in career choice may result from ineffective or non-existent career guidance, leading to a choice made out of lack of guidance rather than a conscious decision. Based on the premise that students themselves should be responsible for the decisions that will shape their futures, this research aims to propose a technological artifact that provides accurate and updated information about career opportunities to Brazilian high school students. Using the Design Science Research methodology, the process of conception, development, and evaluation of the artifact is presented. The evaluation results indicate that the developed application met the proposed objectives, providing information about career opportunities and proving to be suitable for the Brazilian context, focusing on high school and projections about the future of work.

Arquivo
Topo