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Publicações do PESC

Título
Video Game Development Ontology
Linha de pesquisa
Engenharia de Dados e Conhecimento
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
11/12/2015
Resumo
O desenvolvimento de vídeo games herda muitos dos problemas encontrados em projetos de engenharia de software como complexidade e escopo inviável. Entretanto, ele é uma atividade de desenvolvimento de software mais complexa quando comparada a outras porque envolve equipes multidisciplinares altamente especializadas compostas de programadores, designers, escritores, artistas, etc., que causa um déficit de comunicação entre essas equipes. Além disso, não existem padrões para documentação e vocabulário na literatura e indústria de vídeo games. Neste contexto, ontologias podem ser uma potencial solução porque elas fornecem uma representação consensual e compartilhada do conhecimento de um domínio que pode ser usada para solucionar problemas de comunicação e auxiliar em atividades de desenvolvimento e engenharia de software. Portanto, o objetivo deste trabalho é construir a Ontologia de Desenvolvimento de Vídeo Games que tem o objetivo de facilitar a identificação de requisitos técnicos no game design. A ontologia é construída seguindo uma metodologia de construção composta de cinco fases: aquisição de conhecimento, especificação, conceptualização, implementação e avaliação. A ontologia é validada usando seus termos e relações para modelar uma parte do gameplay de um vídeo game. O resultado deste trabalho é uma ontologia testada e validada tecnicamente e implementada em OWL 2.
Abstract
Video game development inherits many of the problems found in software engineering projects such as project complexity and unrealistic scope. However, it is a more complex software development activity when compared to others because it involves highly specialized multidisciplinary teams composed of programmers, designers, scriptwriters, artists, etc. which causes a communication gap between those teams. Also, there are no standards for documentation and vocabulary in the video game literature and the industry. In this context, ontologies can be a potential solution because they provide a consensual and shared representation of the knowledge of a domain which can be used to solve communication problems and assist in software engineering and development activities. Thus, this work has the objective of building the Video Game Development Ontology which has the objective of facilitating the identification of technical requirements in the game design. The ontology is built following a building methodology composed of five phases: knowledge acquisition, specification, conceptualization, implementation and evaluation. The ontology is validated by using its terms and relations to model a gameplay segment of a video game. The result of this work is a technically tested and validated ontology implemented in OWL 2.
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